Ansiedade
As chances de melhoras ou até desaparecimento da ansiedade são altos, desde que seja feito um tratamento adequado e cuidadoso.
A ansiedade é uma emoção fundamental para nossa vida, todos temos, ela tem a função de nos proteger de ameaças reais, sendo assim servem de alerta.
Porém, a ansiedade pode tornar-se patológica. Isso ocorre quando o indivíduo tem prejuízos e sofrimentos. Uma pessoa ansiosa vive constantemente cansada, em alerta o tempo todo, com picos grandes de energia, não consegue relaxar, pensamentos acelerados, não consegue dormir, além disso, costuma se sentir não compreendida, pensa que as pessoas não sabem do seu sofrimento.
Nosso cérebro costuma manter esse estado ansioso, então a dificuldade para conseguir relaxar é imensa, pois o cérebro fica procurando perigo, e consequentemente o gasto de energia é enorme. A mente ansiosa sempre pensa no pior cenário das coisas, distorcendo os pensamentos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil há cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade, mas a boa notícia é que é possível viver sem ela ou com ela bem controlada, as chances de melhoras ou até desaparecimento da ansiedade são altos, desde que seja feito um tratamento adequado e cuidadoso.
Alguns sintomas
-
Falta de ar
-
Dor de cabeça
-
Dor de estômago
-
Suor excessivo
-
Cansaço muscular
-
Medo irracional
-
Pânico
-
Insônia
-
Perfeccionismo
-
Comportamentos compulsivos
Como tratar
O tratamento é baseado em psicoterapia, atividades físicas e se necessário tratamento farmacológico com orientação de um psiquiatra.
Pessoas com ansiedade acabam vendo a vida, as coisas e o mundo de uma forma distorcida, vivendo no passado ou no futuro, e muitas vezes aumentando e exagerando problemas.
A psicoterapia colaborará para a mudança na forma de pensar e se comportar.
Como ajudar alguém que está com ansiedade
Não julgue! Busque informar-se. Ouça e acolha quem está vivenciando esse problema.
Não adianta dizer: Calma, passará! Calma, não faça drama! Não faça isso, você pode fazer com que a pessoa se sinta ainda pior.
Ofereça ombro, acolha, normalmente não precisa dizer nada, nem tentar resolver o que está acontecendo, talvez a pessoa com ansiedade só precisa falar o que está sentindo para que ela se acalme. Incentive a buscar ajuda profissional.
Não desista de ajudar, você pode ser um diferencial na vida de quem está sofrendo.